quinta-feira, 6 de março de 2014

Creio em Deus

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra. Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.

Dando continuidade ao estudo do Credo Apostólico, neste boletim iremos dissertar um pouco sobre o primeiro objeto da declaração do Credo, que é Deus: “Creio em Deus”.

As Sagradas Escrituras não faz nenhuma apologia sobre a existência de Deus. Ela declara de forma peremptória, na sua primeira sentença (No principio criou Deus o céu e a terra), a existência de Deus como certa e real. O mesmo acontece no prólogo do Evangelho de João: “No principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.

Aprouve a esse Deus autoexistente, por sua bondade e graça, se revelar a Si mesmo através das coisas que foram criadas por Ele, que chamamos de revelação geral ou natural. “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” Sl 19.1. (Veja ainda Rm 1.18-20). Deus ainda se revelou através das Sagradas Escrituras, que chamamos de Revelação Especial. Nessa revelação Deus revelou, até aonde queria nos revelar, o Seu ser, o Seu caráter, os Seus atributos e a Sua vontade. Conhecemos de Deus aquilo que está revelado na Bíblia Sagrada, e essa revelação nos diz que Deus em sua essência é espirito, infinito, eterno, autoexistente, imutável, imensurável, etc. Essa revelação, no que refere ao caráter de Deus, diz que Ele é amor, santidade, justiça e verdade. No que se refere aos seus atributos a Bíblia nos revela que Deus é possuidor de características peculiares, exclusivas dEle, tais como Infinitude, Imutabilidade, Onipotência, Onisciência, Onipresença, etc (atributos naturais ou incomunicáveis). Outros atributos de Deus tais como amor, justiça, verdade e santidade (atributos morais ou comunicáveis) Ele compartilhou, em certa medida, com o homem que foi criado a Sua imagem e semelhança. No que se refere à vontade de Deus, a Bíblia nos revela o que Deus requer de nós seres humanos. Diz ela que Ele estabeleceu um código de ética para a nossa vida, o qual cumprindo o homem agrada a Deus e é feliz. Ainda em relação à vontade de Deus deve-se enfatizar a questão da vontade salvífica, ou seja, a vontade de Deus em querer que todos os homens eleitos sejam salvos, através da obra meritória do Seu Filho Jesus Cristo (1 Tm 2.4).  Deus ainda revela através da Bíblia (A.T.) os Seus nomes: El, Elyon, Elohim, Shaddai, Adonai e Javé (SENHOR), este último o mais sagrado de todos. No N.T. Deus revelou-se como Théos, Pater e Kurios (Senhor).

Assim sendo, creiamos de coração nesse Deus revelado na Bíblia Sagrada, pois só assim seremos felizes neste mundo e na eternidade.

Pr. Eudes Lopes Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário